top of page

Nossa história

O projeto Bibliotecando se originou da grande demanda de adolescentes com dificuldade de interagirem com as obras literárias e desenvolverem com qualidade a aprendizagem em leitura, escrita, interpretação de texto existente em escolas públicas de Uberaba/MG.

A falta de interesse pela leitura é um constante problema enfrentado pelo professor em sala de aula, ocasionado muitas vezes pela falta do material (livro), do preparo para esta imersão literária, do estímulo para desenvolver o gosto pela leitura e em alguns casos pelo desconhecimento da importância do hábito de ler.

Com parceria do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES, o Projeto Bibliotecando foi inscrito no edital do Instituto HSBC de Solidariedade, incentivando ações que visam o atendimento de adolescentes entre 13 e 18 anos de escolas públicas (municipais e estaduais) e/ou instituições comunitárias da cidade de Uberaba e região, com o foco na formação de mediadores e de leitores literários críticos.

Através do investimento financeiro do IHSBC de Solidariedade em 2011, já apareceram resultados importantes, como: a formação de 5 professores para a mediação literária nas escolas, o atendimento direto a 100 adolescentes de 2 escolas estaduais e a produção do volume 1 do livro "Re-lendo o Mundo", que retratou pelo olhar dos adolescentes das obras trabalhadas.

Em 2012, a 2ª Edição do projeto contou, ainda, com a parceria do IADES, do IHSBC de Solidariedade e com os investimentos sociais do Projeto Criança Esperança- UNESCO e pôde reforçar e garantir a ampliação das ações atendendo diretamente a 396 adolescentes e 12 professores de 8 escolas ações que culminaram na publicação do volume 2 do livro “Re-lendo o mundo”.

Em 2013, através da Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conseguimos que as ações se fortalecessem ainda mais, podendo contratar uma equipe para o atendendo a 523 adolescentes, 25 adolescentes protagonistas/bolsistas e 17 professores de 9 escolas e 1 Centro de Referência de Assistência Social- CRAS no município de Delta/MG, rendendo a publicação do Volume 3 do “Re-lendo o mundo” que conteve a releituras dos alunos das obras diversas obras lidas.

 Além disso, já distribuiu gratuitamente mais de 1500 livros dos três volumes do “Re-lendo o mundo”, à bibliotecas de instituições públicas, instituições de ensino superior, parceiros, professores e alunos participantes do projeto, entre outros interessados.

Em 2014, o projeto ainda ocorre em parceria com o Instituto Agronelli e alcançou a aprovação, no Fundo da Infância e Adolescência- FIA, porém a captação de recurso esteve escassa impossibilitando, sem tal captação, que as ações do projeto beneficiassem aos adolescentes e aos professores esperados. 

Ainda em 2014 conquistamos reconhecimento, através do Prêmio Laureate Brasil- Jovens Empreendedores Sociais.  O Prêmio é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.

Em 2015, o projeto busca novas parcerias para colocar em prática a nova metodologia do projeto e possibilitar a reaplicação dele ao máximo de interessados.

Em 2016 e 2017, o projeto conquistou a parceria do Fundo Estadual da Cultura - FEC/MG atendendo a 3 escolas estaduais beneficiando diretamente 50 adolescentes entre 12 e 16 anos. Todas as releitura realizadas a partir dos clássicos "Lucíola", "Cortiço" e "A hora da estrela" tornaram-se teatros filmados e culminaram no Vol. 4 do Re-lendo o mundo.

Conquistas

 

#1.069 adolescentes leitores;

 

 

#34 professores receberam formação para mediação literária;

 

 

#21 escolas (municipal e/ou estadual) participaram do Bibliotecand;

 

#15 obras diferentes trabalhadas...

Curta-nos

  • Facebook Social Icon
bottom of page