top of page

Portifólio net

"O gosto pela leitura literária clássica me acompanha desde a infância e adolescência, assim como a vontade de modificar os espaços em que estou inserida. Nessa busca por alternativas de mudança, foi que em 2005 deixei a opção pelo Curso de Direito, para me aprofundar nas salas de aula por meio do Curso de Letras.

Tal passo se mostrou complexo, exigindo dedicação total às minhas utopias e desejos absurdos para com o uso do livro e da leitura, visto o tradicionalismo e a estrutura escolar existente. O sonho de levar a literatura clássica para a sala de modo diferenciado do que havia experimentado com meus professores, era a maior meta que almejava. Isso aconteceu desde o primeiro minuto em sala de aula quando Dom Quixote se tornou parte do Cubismo, nas aulas sobre as Vanguardas Europeias.

Não satisfeita com o pouco espaço que tinha as paredes da sala, e as limitações impostas pelas diretoras e supervisoras escolares, resolvi buscar mais, comecei a fazer cursos que me auxiliassem na utilização do espaço da biblioteca escolar, foi quando em 2009 fiz um Curso de auxiliar de bibliotecas no Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES. Após o encerramento do curso me tornei voluntária do IADES, estruturando o amontoado de livros que havia em um pequeno cômodo e com muita luta transformando o espaço na Biblioteca Comunitária Clarice Lispector.

Mesmo voluntária, ainda atuava em escolas públicas de Uberaba, e experienciava junto a adolescentes trocas de saberes e aulas nas quais trabalhava com a demanda crescente da dificuldade em leitura, escrita, interpretação de texto, a falta de criticidade, a falta de vontade ou recusa em expressar oralmente o que sentiam; e principalmente a baixa estima que eles encontravam diante da mostra do mundo que lhes apresentava através dos clássicos nacionais.

Não estava satisfeita com apenas a graduação em Letras, precisava de mais conhecimento, então me tornei Especialista em Crítica Literária, idealizando e estruturando em 2010 a metodologia do Projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo a partir das experiências com as atividades que realizava e meu método de avaliação na escola; os novos conhecimentos adquiridos na pós-graduação; e a oportunidade oferecida por um edital de captação aberto." (Relato de Danúzia Brandão, idealizadora do Bibliotecando)

]

Em 2011

[

O projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo ainda piloto, conquistou financiamento do Instituto HSBC de Solidariedade, e pôde atender a 100 adolescentes e formou 5 professoras de 2 escolas públicas de Uberaba-MG.

Além disso, foram trabalhadas "A hora da estrela" de Clarice Lispector e "Lucíola" de José de Alencar culminando na publicação do Vol. 1 do Re-lendo o mundo.

]

Os melhores momentos de 2011

[

[

Alguns adolescentes da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa

]

[

[

]

Várias oficinas foram realizadas

]

Visitaram a Biblioteca Municipal "Bernardo Guimarães"

[

]

Visitaram a Biblioteca Comunitária "Clarice Lispector"

[

[

Publicaram o Re-lendo o mundo Vol. 1 com várias releituras dos adolescentes

]

[

]

E Encenaram sua releitura das obras

Assitam mais momentos marcantes nos vídeos...

"Com o projeto consegui perceber os olhos cheios de novas visões, cheios de vontade, cheio de fome para o novo.

As oficinas ministradas lhes ampliaram detalhes novos, foco para a viagem que a leitura em sala tem perdido e o prazer da leitura. O mais marcante e emocionante momento que experimentei no Bibliotecando foi a Oficina de Poesia, após assistirmos a palestra e fomos para a sala de aula, e eles como sempre resistentes colocaram aos montes as dificuldades da poesia, dos versos e do efêmero de sentir. Então fizemos uma discussão, jogamos palavras no quadro e fizemos uma poesia conjunta, ao terminarmos designei a eles o trabalho em duplas. Eles começaram a escrever, e começou uma fruição absoluta e os vi envoltos na fantasia, sentimentos e na arte de se doar ao papel, saíram poesias lindas, inundadas de sentimentos. Alunos que antes nem escreviam deram um espetáculo, mas o aluno destaque foi o Dicksson, ele foi contracapa do livro, aplaudido por todos do projeto. Dicksson era difícil, mal ia a escola, não se comprometia com nada, era agressivo, rebelde, e vi com o Bibliotecando crescer uma raiz grande, vi um rapaz perdido se sentir dono de si, confiante de sua habilidade e sentir-se rei.

O principal do projeto foi observar meninos que antes não escreviam uma redação, agora confiantes, expressivos e críticos. A autoestima deles mudou, eles mudaram e sinto que no ano de 2012 essa semente deve se firmar, mas precisa de incentivo e estímulo. Vejo-os lendo outros clássicos além dos propostos, sinto que a visão deles mudou. Hoje os vejo olhando o mundo, relendo o mundo."

 

Relato da Professora Benedita Maria Velasco, da E.E. Frei Leopoldo de Castelnuovo

"Falar do Bibliotecando é falar do meu crescimento e amadurecimento na vida. Em dois mil e onze participei da primeira edição do livro, tendo em foco o conhecimento de maravilhosos autores brasileiros e com eles aprender, não apenas ler um livro, mas transformar essas leituras em algo grandioso na vida; e assim, tornou-se para mim.

Aprendi a ser critica, passei a questionar ao livro ou o próprio autor o porquê das formas, o porquê de finais sem o “E viveram felizes para sempre”, aprendi a encontrar as respostas na própria leitura. E ainda mais, a levar esse jogo de perguntas e respostas para as nossas vidas, onde mais tarde pude compreender que para viver não são necessárias lindas histórias de amores ou que tudo seja perfeito, apenas um conjunto de personagens, sejam eles felizes ou não; um enredo que é como a música, e os finais cabem apenas a nós que somos os autores, e assim, tornar-se belo aos olhos de quem ousar ler.

Claro, não poderia nunca ser egoísta. O Bibliotecando não apenas contribuiu para mim, mas para com toda a escola, e tenho a certeza que os alunos e professores encontraram uma nova forma de se ensinar e incentivar a leitura, e trabalha-la de uma forma divertida, trazendo ainda mais alunos fascinados pelo mundo da leitura.

Observando de perto todo o crescimento, meu maior desejo era não abandonar mais o projeto, assim em dois mil e doze concluímos mais uma edição do Bibliotecando, onde eu tive a honra de participar novamente. Emoções que jamais irei me esquecer. Desta forma busco agora uma nova alternativa para continuar, ajudar os outros alunos, de outras instituições a verem a leitura como eu vejo, quero que eles aprendam a ver nos livros a vida, uma viagem, um sonho, uma realidade escondida entre linhas. Assim, vejo-me ajudando tanto quem também me ajudou e fazer crescer aquele que contribuiu significativamente para o meu crescimento. E de tudo tenho uma certeza, eu amo, amo o fato de fazer parte dessa volta ao mundo, aliás, amo “RE-LER O MUNDO”. 

 

Relato da adolcesnte Karla Marcelino, da E.E. Frei Leopoldo de Castelnuovo participante do Bibliotecando e atualmente voluntária do projeto.

]

Relatos emocionantes do projeto...

[

[

Principais parceiros e amigos

]

Amigas voluntárias no Curso de Formação em Literatura

  • Adriana Beatriz Fonseca- Msa. em Educação

  • Alzira Borges da Silva- Jornalista e Msa. em Valores Humanos

  • Beatriz Gaydeczka- Graduada em Letras e Msa.

  • Ecileusa Perpétuo- Contadora de histórias

  • Lília Coelho- Técnica em desenvolvimento de Projetos

  • Nilce Vieira- Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Didática do Ensino, Msa. em Ciências e práticas educativas e Dra. em Educação

  • Rosemar Rosa- Bibliotecária

Parceiros

  • Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES

  • Instituto HSBC de Solidariedade

  • Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães"

  • Faculdades Associadas de Uberaba- FAZU

  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

  • Marcelo Borges

]

[

Em 2012

O Bibliotecando: Re-lendo o mundo agora oficialmente um projeto de leitura continua com o financiamento do Instituto HSBC de Solidariedade, porém o maior impulsionamento veio através do Projeto Criança Esperança- UNESCO.

Conseguiu atender a 396 adolescentes e formou 12 professoras de 8 escolas públicas de Uberaba-MG.

Além disso, foram trabalhadas as obras "Cinco minutos" de José de Alencar; "A morte e a morte de Quincas Berro D’água" de Jorge Amado; "O Alienista" de Machado de Assis; "A hora da estrela" de Clarice Lispector; "Ana Terra" de Érico Veríssimo; "Clara dos Anjos" de Lima Barreto; e "A Nudez da verdade" de Fernando Sabino que  culminou na publicação do Vol. 2 do Re-lendo o mundo.

[

]

Os melhores momentos de 2012

Alguns adolescentes da Escola Municipal Prof. José Maciotti

]

[

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Norma Sueli Borges

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual Felício de Paiva

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual São Benedito

[

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Vicente Alves Trindade

[

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Santa Maria

[

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual Leandro Antônio de Vito

]

Formação dos professores e educadores sociais em Literatura e mediação literária

[

[

]

Adolescentes visitaram a Biblioteca Municipal de Uberaba

[

]

Receberam diferentes modalidades de oficinas: poesia, quadrinhos, leitura e história, artes corporais, etc...

[

]

Adolescentes reestruturam os espaços de leitura de sua escola

[

]

Fizeram belos saraus

[

]

Encantaram a comunidade

[

]

Divertiram-se com as releituras feitas

]

Fizeram uma manhã de leitura e história... Apareceram no Criança Esperança

[

]

Reconheceram novas leituras na Biblioteca Comunitária Clarice Lispector

[

[

Publicaram suas releituras das obras lidas no livro Re-lendo o mundo Vol. 2

]

[

]

Receberam as famílias e a comunidade para prestigiarem a Culminância das ações do Bibliotecando

]

[

Brilharam com suas apresentações artísticas-culturais no palco do Teatro Vera Cruz

[

]

Curtiram nos bastidores da culminância

]

Puderam homenagear as escolas e professores pela dedicação ao incentivo 

[

]

Emocionaram com a atuação dos temas polêmicos trabalhados nas obras literárias

[

]

Uma equipe de amigos voluntários contou a história do Bibliotecando

[

]

Equipe e voluntários reuniram-se para organizar o encerramento das ações em 2012

[

Assitam mais momentos marcantes no vídeo...

[

]

Relatos emocionantes do projeto...

"Ver a atuação dos alunos no palco foi mágico! Os alunos das outras salas começaram a pedir o livro emprestado, isso já é uma conquista! Sou suspeita para falar, mas acredito que 2013 será “O ano”, pois as sementes que foram lançadas, com certeza darão frutos. Só tenho (ou melhor, temos) que agradecer a oportunidade de participar!". Relato da Professora Ana Maria Barbosa Ribeiro da E.E. Leandro Antônio de Vito 

"Pude perceber nitidamente a mudança deles em relação a leitura de clássicos, principalmente com a grande concorência que a internete nos oferta. Eles passaram a procurar mais a biblioteca e pedir por clássicos. Após a visita à Biblioteca Municipal eles passaram a ir mais a biblioteca escolar e procurar os livros com o interesse de conhecer mesmo, saber o que tinha lá pra eles. Buscaram-na como um espaço próximo a eles, principalmente pela dificuldade de se ir até a Biblioteca Municipal, muitos não tem condição de fazer essa locomoção. O bom é o interesse que surge ao saber de um livro novo na escola, antes eles liam pensando nas gravuras, nas imagens, ou pela obrigação imposta por nós. Hoje vemos que eles conseguem fazer essa criação sozinhos, procuram os livros pela vontade de se ler, independente do números de páginas.

Um dos pontos fortes do Bibliotecando é o empréstimo de livros aos alunos, pois cada aluno recebe seu livro e tem seu tempo para a leitura, e eu tenho que parabenizar o Projeto por essa iniciativa, ela contribui com nosso trabalho e facilita a multiplicação de leitores. Posso dizer que com o livro na mão 95% dos alunos leram o livro, mas ainda tem aqueles mais malandros, um ou dois na minha sala, que não leram e assimilaram o livro pela leitura dos outros, pelos comentários e debates em sala e já sabiam do que se tratava a obra. Percebi a melhora de notas em relação ao primeiro Bimestre, foram consideravelmente melhores, principalmente em relação a interpretação e a leitura.". Relato da professora Aparecida do Rosário da E.E. Frei Leopoldo de Castelnuovo 

"Eu percebi que eles se interessaram, embora se tenha a resistência pela leitura, pois é um livro extenso. Percebi então que deveria chegar lá e motivá-los, contar um pouquinho para aguçar a curiosidade, utilizava trechos interessantes do livro e escrevia no quadro. Outra resistência que tivemos que driblar era o fato de ser um livro clássico, eles estão habituados aos livros da atualidade, mais modernos, principalmente pela questão do vocabulário que eles desconhecem. O educador não pode se deixar abater, tem que tornar leve o dificultoso, é levar o clássico a realidade deles através de música, vídeos, leitura de textos paralelos, imagens que retratem a obra.

Agora no final do projeto vejo os inúmeros resultados que eles obtiveram. A forma com que pensam se modificou, aprenderam a se interessar pelo novo e querer conhecer o autor, a vida dele, a família dele. Tive um retorno muito grande pois a motivação que necessitava em minha profissão foi dada por eles, eles me surpreendiam com as atividades ricas, pois eu tinha apenas uma aula por semana e mesmo assim eles se comprometiam e faziam suas releituras em casa e traziam. Isso me entusiasmava, me surpreendia muito.

Via o esforço deles a cada dia, principalmente por fazerem parte da zona rural e não terem acesso a internete sentia a dificuldade que tinham em se conseguir obter informações diferentes sobre o autor, isso foi realmente um desafio. Mas é recompensado pelo vontade e a busca pelas novas obras do autor, querem ler todas.". Relato da Professora Daniella Santos de Souza da E.M. Vicente Alves Trindade

"A partir do momento em que o Bibliotecando entrou na escola, houve um grau nde importância na vida de cada um deles que se sentiram parte de algo grande, eles perceberam o significado dessa grandeza proposta. Houve grande melhora em relação ao comportamento deles e isso é importante e decisivo para a construção de cada individualidade.". Relato da professora Vanessa Fonsêca da E.E. São Benedito 

"Achei importante o projeto de lermos um clássico brasileiro, porque a gente não gosta muito de clássicos. E o projeto foi importante para mostrar para gente que um clássico também pode ser legal e também pode ser divertido; pode ser uma leitura gostosa também.

Apesar de parecer que o Érico não gostava da Ana Terra foi muito bom, pois retratava a realidade, foi real. Ela sofre no início, no meio e no fim do livro, bem triste, mas gostei.". Relato do adolescente Lucas Nascimento de Oliveira da E.M. Vicente Alves Trindade 

"Eu estou há quatro anos na escola, mas só agora é que me vi participando de um projeto de leitura. É interessante saber que lerão minha releitura, mesmo que daqui uns cinquenta anos, ainda estará lá a minha releitura será interessante lerem o que eu li e verem como eu vi a história da morte de Quincas. Foi meu primeiro clássico brasileiro e foi uma experiência ótima. Pensei quem seria uma experiência difícil e esquisita no início, mas depois entrei na história e comecei a realmente entender.". Relato do adolescente Alan Oliveira Borges da E.E. Frei Leopoldo de Castelnuovo  

"O Bibliotecando foi muito bom sim para a escola, pois ele foi lá e nos colocou para arrumar a biblioteca, que estava bem desorganizada. Hoje a gente gosta de ir lá e ler um livro, ficou muito bom mesmo. Nos incentivou bastante a ler.". Relato da adolescente Jade Bernardes da E.E São Benedito

"Eu não gostava de ler, mas agora sim estou vendo que é necessário a leitura, é importante se ter o hábito de ler." Relato do adolescente Guilherme Henrique de Araújo da E.M. Santa Maria

Parceiros

  • Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES

  • Instituto HSBC de Solidariedade

  • Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães"

  • Projeto Criança Esperança- UNESCO

  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

  • Teatro Vera Cruz

  • Fundação Cultural de Uberaba

]

[

Principais parceiros e amigos

Amigos voluntários no Curso de Formação em Literatura

  • Adriana Beatriz Fonseca- Msa. em Educação

  • Ana Elisa Gonçalves- Arte Educadora

  • Nilce Vieira- Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Didática do Ensino, Msa. em Ciências e práticas educativas e Dra. em Educação

  • Victor Gargiulo- Pedagogo com Extensão e Pesquisa em Tecnologia cognitiva computacional associada à educação; Extensão e Pesquisa em Danças Brasileiras e Cultura Popular; Pós- graduando em Filosofia e Sociologia na educação

]

[

Em 2013

O Bibliotecando: Re-lendo o mundo em 2013 é aprovado pela Lei Roaunet- do Ministério da Cultura, a Empresa Agronelli Insumos Agrícolas através da Lei de Incentivos Ficais pôde colaborar com as ações.

Conseguiu assim ampliar o atendimento para 523 adolescentes e formou 11 professoras de 9 escolas públicas de Uberaba-MG e um Centro de Referência- CRAS em Delta- MG.

Foram trabalhadas as obras "Cinco minutos" de José de Alencar; "A morte e a morte de Quincas Berro D’água" de Jorge Amado; "O Alienista" de Machado de Assis; "A hora da estrela" de Clarice Lispector; "Ana Terra" de Érico Veríssimo; "Clara dos Anjos" de Lima Barreto; "A Nudez da verdade" de Fernando Sabino; “Sonetos completos”, Vinícius de Moraes; “Dom Casmurro”, Machado de Assis; “O cortiço”, Aluísio Azevedo; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis; "A paixão segundo G.H." também de Clarice Lispector  que  culminaram na publicação do Vol. 3 do Re-lendo o mundo.

]

Os melhores momentos de 2013

[

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Santa Maria

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual Bernardo Vasconcellos

[

[

]

Algumas jovens e adultas da Escola Estadual Irmão Afonso

[

]

Alguns adolescentes da Escola Estadual América

]

Algumas jovens e adultas da Escola Estadual Henrique Krüger

[

[

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Vicente Alves Trindade

[

]

Algumas jovens e adultas da Escola Estadual Leandro Antônio de Vito

[

]

Alguns adolescentes da Escola Municipal Norma Sueli Borges

[

]

Alguns jovens e adultos da Escola Estadual São Benedito

[

]

Alguns adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS Delta- MG

]

Formação dos educadores sociais e professores

[

[

]

Visitaram a Biblioteca Pública "Bernardo Guimarães" em Uberaba.

]

Diversas oficinas realizadas com os adolescentes a partir das obras lidas

[

[

]

Restruturaram os espaços de leitura em sua escola e instituição

]

Fizeram Saraus mostrando as releituras artísticas das obras

[

[

]

Reuniram-se em diferentes lugares para fazer arte

[

]

Chamaram as famílias e colegas para assistirem...

[

]

Dançaram ao som da literatura

[

]

Fizeram diversas Rodas de Leitura para a formação protagonistas dos adolescentes

[

]

Visitaram espaços de cultura em Uberaba

[

]

Visitaram a Biblioteca Comunitária Clarice Lispector

[

]

Visitaram mais espaços de leitura na cidade

[

]

Tiveram o primeiro contato com sua releitura no Re-lendo o mundo Vol. 3

[

]

Encontraram suas produções no livro

]

Compartilharam esse momento com suas famílias

[

[

]

Foram prestigiados pelas famílias, amigos e comunidade

[

]

Encenaram suas releituras

[

]

Emocionaram-se com seus personagens

[

]

Cantaram suas releituras

]

Dançaram com seus personagens

[

[

]

Vivenciaram suas releituras e emoções dos personagens das obras lidas e relidas

[

Homenagearam os professores e educadores pela dedicação no projeto

]

[

Mais uma vez contaram com os amigos voluntários

]

[

]

E enceraram juntos um belo espetáculo

[

Depoimentos sobre o Bibliotecando

]

"Todas as atividades realizadas no desenvolvimento do projeto foram significativas e tivemos bons resultados. Mesmo que não tenhamos alcançado todos os objetivos, estou me sentindo realizada em ver o progresso dos alunos que estão participando do Curso de Mediadores. Estão mais críticos, comprometidos e participativos.

Excelência em Educação, infelizmente não existe. Mas que possamos ser pelo menos, excelentes incentivadores. Como? Realizando o trabalho árduo do beija-flor... pouco, mas  constante!"

 

Relato da Professora Ana Maria Barbosa Ribeiro da E. E. Leandro Antônio de Vito.

 

 

"O projeto Bibliotecando nos mostrou que a leitura não pode ser deixada de lado, nos mostrou que precisamos de uma leitura que nos ajude no cotidiano. Eu gostei muito do livro do Érico Veríssimo.". Relato da aluna Camila dos Santos Passos do 9º ano da E.M. Vicente Alves Trindade

Assitam mais momentos marcantes no vídeo...

[

]

Principais parceiros e amigos

Amigos voluntários no Curso de Formação em Literatura

  • Ana Maria Dionísio- Graduada em Letras e Pedagogia

  • Nilce Vieira- Dra. em Educação

  • Rita Marcia Ayala- Msa. em Educação

  • Carlos Francisco- Graduado em Letras; Ms. em Literatura Portuguesa e Dr. em Literatura Africana

  • Vânia Maria Resende- Dra. em Literatura

Parceiros

  • Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES

  • Agronelli Insumos Agrícolas

  • Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães"

  • Faculdades Associadas de Uberaba- FAZU

  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

  • Teatro Vera Cruz

  • Fundação Cultural de Uberaba

  • Faculdade de Talentos Humanos- FACTHUS

  • Biblioteca da Universidade de Uberaba- UNIUBE

  • Biblioteca da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

  • Museu de Arte Sacra- MAS

  • Ministério da Cultur

  • Associação Saúde e equilíbrio

[

]

Em 2014

O Bibliotecando: Re-lendo o mundo em 2014 conseguiu aprovação pelo Fundo da Infância e Adolescência- FIA, porém não conseguiu parceiros para destinação de recursos que possibilitariam o atendimentos dos adolcesntes, professores, bolistas e realizarem todas as atividades pertinentes à metodologia do projeto.

 

Ainda me 2014 na busca de possibilidades de mudanças e novas parcerias. Nessa busca conquistou o reconhecimento, através do Prêmio Laureate Brasil- Jovens Empreendedores Sociais.  O Prêmio é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.

[

]

Em 2015

O Bibliotecando: Re-lendo o mundo busca novas parcerias que possibilitem a captação de recursos e que colaborem para que novas ações que oportunizem a leitura dos clássicos brasilieros possam fortalecer a formação de novos adolecentes leitores.

[

Em 2016/

2017

]

O Bibliotecando: Re-lendo o mundo em 2016 é aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura - FEC/MG, através da parceria do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social.

Através deste recurso o projeto conseguiu atender a E.E. Dr. José Mendonça, E.E. Leandro Antônio de Vito e E.E. Nossa Sra. da Abadia.

Foram trabalhadas as obras "Cinco minutos" de José de Alencar; "A hora da estrela" de Clarice Lispector e “O cortiço”, Aluísio Azevedo;  que  culminaram na publicação do Vol. 4 do Re-lendo o mundo.

[

Os melhores momentos de 2016

]

[

Alguns adolescentes da Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia

]

[

Alguns adolescentes da Escola Estadual Leandro Antônio de Vito

]

[

Alguns adolescentes da Escola Estadual Dr. José Mendonça

]

[

Desenharam os enredos marcantes que leram

]

[

Editaram suas histórias e sonharam com a vida destes personagens

]

[

Filmaram suas criações e releituras

]

[

Conheceram a Biblioteca Municipal de Uberaba

]

[

Com carinho reconheceram os espaços de cultura da cidade

]

[

Encantaram seus colegas com a criatividade de suas releituras artísticas

]

[

Reuniram-se para assistir as releituras em pequenos filmes

]

[

Homenagearam os professores que se dedicaram ao projeto

]

[

]

Premiou-se os melhores trabalhos produzidos

[

Tornaram-se escritores, ilustradores, poetas...

]

[

Tornaram-se enfim... autores literários!

]

[

Depoimentos sobre o Bibliotecando

]

"A leitura muda minha escrita e como leio e de muitas pessoas que se interessam por livros que contam histórias reais ou não. O livro faz com que as pessoas mudem e superem doenças de todos os tipos, principalmente a depressão. Eu nunca tive interesse de ler, mas com o Bibliotecando atravessei essa barreira. Eu sou leitor."

Relato do adolescente Flayksoel Silva Maia.

 "Um livro modifica meus pensamentos e eu consigo imaginar o mundo todo num só lugar."

Relato do adolescente Washington Jacson da Silva Oliveira

"O livro nos leva a outros lugares. No livro têm tantas alegrias, tristezas, lugares, pessoas para conhecer. Eu leio às vezes, não o bastante. Minha mãe não sabe ler; mas eu ajudo. Ele gosta muito de ler comigo e isso modifica nossa vida junto."

Relato da adolescente Maria da Conceição Barros Campos

[

Principais parceiros e amigos

]

Amigos voluntários do projeto

  • Danielen Fernandes Brandão

  • Elcione da Cunha Fernandes Brandão

  • Guilherme Petronílio Andrade Amaral

  • Jairo Alna

  • Jaqueline Fernandes dos Santos

  • Maxweel Gregory de Faria

  • Valentine Brandão

  • Whashington Luis Marques Siqueira

Parceiros

  • Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social- IADES

  • Fundo Estadual de cultura- FEC/MG

  • Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães"

  • FIEMG Uberaba/MG

  • Museu de Arte Sacra- MAS

Quer saber mais sobre o Bibliotecando?

 

Escreva-nos!

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook Social Icon

Curta-nos

2015. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page